Proposta contra fake news deve enfocar educação midiática, dizem especialistas

Participantes do décimo debate virtual sobre o projeto de lei contra fake news (PL 2630/20) defenderam, nesta quarta-feira (5), que a proposta enfoque de maneira clara a educação midiática como instrumento de combate à desinformação no País. O texto, que já foi aprovado pelos senadores e agora aguarda análise dos deputados, fala em “educação digital”, mas os debatedores consideraram o termo “amplo”.Na visão dos especialistas, é preciso abordar a análise crítica das informações, de forma interdisciplinar, nas escolas públicas e particulares brasileiras. “A educação midiática não precisa ser tratada como disciplina, melhor que não seja. Que seja tratada de forma transversal”, disse a presidente-executiva do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco. “Ensinar o aluno a investigar a fonte, a origem da informação que ele recebe. Isso funciona para qualquer disciplina: geografia, matemática.”

Data de publicação 05/08/2020
FonteSite
DocumentoNotícia
VeículoIndexador Google(Fonte Original: Câmara dos Deputados)
SegmentoJudíciário
AtorTSE, Especialistas
FrameRegulação
ElastecimentoNão Inserido
Foco da ReaçãoTSE
Resumo de ideias e fatos

Reação de proposta contra fake news sendo avaliada por especialistas

Projeto

ContraFake: Reações às fake news


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